Também chamado de radiografia, o raio-x é um exame de imagem não-invasivo, que funciona usando radiação em baixas doses para identificar rapidamente alterações na estrutura de ossos e de órgãos. É o teste mais antigo dessa categoria, descoberto em 1895 por acaso, em um laboratório de física na Alemanha.
O exame procura fraturas nos ossos e também ajuda a identificar males como a pneumonia, por meio do raio-x de tórax. Mas há outras indicações, como a avaliação de doenças agudas na região do abdômen, de inflamações a infecções, e do comprometimento do pulmão e das vias aéreas superiores.
Os princípios são os mesmos no raio x digital e tradicional. A grande diferença está no modo como os raios que atravessam a matéria são capturados e processados para que se tenha acesso à imagem.
Na radiografia convencional essa emissão é feita através de placas de filme que deverá passar por uma revelação para ter acesso à imagem. Enquanto isso, no raio x digital não há necessidade de utilização de filme ou revelação.
Podemos comparar o raio-x digital e o analógico com as fotografias comuns. Antigamente as máquinas fotográficas funcionavam através do uso de filmes, que precisavam ser revelados para gerar acesso às imagens registradas. O mesmo processo acontece com a radiografia tradicional. E, assim como aconteceu na fotografia, a era do digital veio para simplificar e agilizar essa dinâmica.
Sendo assim, a utilização do raio-x digital traz mais agilidade para o paciente, que não precisa esperar para ver o rtesultado da revelação, com as imagens sendo obtidas instantaneamente, além da redução de enissão de radiação em cada exame.
Todo mundo está constantemente exposto a radiação. Materiais radioativos são encontrados naturalmente no ar, solo, água e pedras. Além disso, a Terra é bombardeada todos os dias por radiação cósmica, dentre elas a raio-X. Esses raios não são inofensivos, mas os recebemos em uma quantidade tão baixa que seus efeitos não são percebidos.
Os exames de raio-x nos expõem a doses muito pequenas de radiação, o que não causa nenhum problema à saúde. Contudo, uma grande exposição pode aumentar as chances de desenvolver câncer. Por esse motivo, os técnicos se protegem durante a realização dos exames. Enquanto nós recebemos uma dose, apenas no dia do exame, eles presenciam dezenas de exames diariamente.
O raio-X é um procedimento fundamental e inofensivo para o paciente. Com ele o médico pode diagnosticar fraturas e até tumores. Se requisitado não exite em realizá-lo.