A Tomografia Computadorizada é um equipamento de grande porte que faz uso do raios-x, e do computador para combinados, obter imagens em fatias milimétricas do órgão ou área estudada.
É um método de exame não invasivo, rápido e de alta precisão diagnóstica, com baixa radiação. Permite examinar uma região inteira do corpo em apenas alguns minutos e atualmente usado também na detecção do Covid-19.
O princípio básico da Tomografia Computadorizada é o uso dos raios-X, assim como as radiografias. Porém, enquanto a radiografia obtém apenas uma imagem da região do corpo a ser estudada, a tomografia pode fazer cerca de 600 cortes ou fatias. Dessa forma, as imagens geradas por esse exame são muito mais detalhadas, e após combinadas por softwares de computador fornecem uma visão multidimensional dos órgãos internos.
Não há razão para temer ou deixar de fazer o exame de Tomografia Computorizada. Em radiologia há um princípio, de que o paciente deve ser irradiado o mínimo possível para evitar danos à saúde.
A radiação ionizante está relacionada ao risco de desenvolvimento de câncer, mas as doses utilizadas na tomografia computadorizada são as menores possíveis. O risco associado à radiação do exame é ínfimo quando comparado ao de uma doença, ou estado clínico que precisa ser investigado e resolvido o mais depressa possível.
A Tomografia Computadorizada é eficaz para visualizar ossos, órgãos e outras estruturas do corpo, ajudando assim a detectar fraturas, tumores, hemorragias, roturas, entre outras alterações no organismo.
A precisão no diagnóstico da Tomografia Computadorizada, é um recurso imprescindível em hospitais, porque é extremamente rápido para ser realizado e a partir dele o médico especialista pode tomar uma conduta imediata para salvar vidas.
A utilização do contraste em exames de imagem é de fundamental importância, visto que não seria possível examinar determinados órgãos e vasos sanguíneos sem o apoio desse recurso. As imagens dos exames são basicamente geradas de acordo com a densidade do material de composição da estrutura que está sendo observada. A estrutura óssea do nosso corpo, por exemplo, apresenta maior densidade, portanto é uma estrutura mais evidente na realização dos exames comuns.
A tomografia com contraste é um exame totalmente indolor. O paciente pode sentir um leve incômodo ou desconforto no momento da aplicação do contraste, sensação de calor ou um gosto amargo na boca, especialmente se for administrado via intravenosa, mas não é doloroso. No exame de Tomografia Computadorizada (TC), o tipo de contraste mais utilizado é o contraste iodado.
Na Diagnostik, fazemos a anamnese do paciente antes de iniciar o exame de tomografia com questionários que dão segurança para a realização do exame de tomografia computadorizada com contraste.