A ecografia ou ultrassonografia é um exame que utiliza ultrassons para avaliar as estruturas anatómicas do nosso organismo.
Este exame serve para auxiliar o médico no diagnóstico de várias doenças, assim como para avaliar a resposta ao tratamento. Nesta técnica é utilizado um aparelho, denominado ecógrafo que produz os ultrassons. Para avaliar diferentes áreas do nosso organismo são utilizados diferentes sondas, que emitem ultrassons com diferentes frequências, dependendo da profundidade do órgão que se pretende avaliar.
A ecografia é um exame simples e seguro. É efetuada a colocação de sonda imediatamente sobre a área do órgão ou estrutura que se pretende avaliar. Podem ser usadas diferentes tipos de sonda dependendo da localização do órgão em estudo. Para produzir as imagens de forma correta é necessária a colocação de um gel incolor entre a pele e a sonda.
Durante o exame o médico radiologista observa as imagens e interpreta-as. São efectuadas recolhas das imagens mais importantes e no final o médico radiologista produz um relatório.
Após a validação do relatório final os resultados do exame são conhecidos e disponibilizados (imagens e relatório) em formato digital e/ou papel.
O estudo ecográfico será considerado normal se as estruturas estudadas não apresentarem alterações relevantes ou suspeitas.
O ultrassom com Doppler, ecografia com Doppler ou ecodoppler colorido, é muito similar ao ultrassom comum: ondas sonoras são emitidas diretamente nos órgãos e tecidos internos do corpo e os ecos produzidos nesse encontro geram imagens em tempo real, que podem ser acompanhadas pelo profissional e paciente. Ao permitir a visualização dessas imagens em movimento, o efeito Doppler é capaz de avaliar o fluxo sanguíneo em áreas e órgãos específicos do corpo.
O método é indolor, prático e seguro. Diferentemente de outros tipos de exames de imagem, não utiliza de radiação e também não gera efeitos colaterais no paciente. A realização desse tipo de ultrassom deve ser feito a pedido do médico, responsável por avaliar qual o melhor método para cada caso.
Um dos principais motivos que leva o médico a solicitar a realização da ecografia com Doppler é a suspeita de alterações nos vasos sanguíneos, como estreitamento, dilatação ou oclusão. Essas alterações podem ocorrer em qualquer tecido do organismo e são capazes de gerar tromboses, aneurismas, varizes e até mesmo doenças coronarianas – responsáveis por limitar o fluxo sanguíneo para o coração.
Além disso, o médico pode pedir o exame com Doppler para avaliar o funcionamento do fluxo sanguíneo nas artérias e veias, mesmo quando não há indícios ou risco de doenças.
Esse tipo de exame também é muito utilizado durante a gestação. O Doppler fetal serve para avaliar o fluxo sanguíneo da mãe para o feto, através da placenta.